Vice-governador acompanha lançamento da sétima edição do evento em Goiânia e define Goiás como estado vanguardista de investimentos e atração em tecnologia



Daniel Vilela acompanha lançamento da sétima edição da Campus Party em Goiânia e anuncia novo programa de inclusão digital voltado a idosos em situação de vulnerabilidade - Fotos: André Costa

O vice-governador Daniel Vilela lançou na noite desta segunda-feira (15/9) a edição 2025 da Campus Party Goiás, no Hub Goiás. Na ocasião, foram apresentadas as novidades do evento, considerado o maior festival mundial de tecnologia, inovação, ciência e cultura digital. A Campus Party Goiás acontece entre os dias 19 e 23 de novembro, no Passeio das Águas Shopping, em Goiânia, e terá como tema "Inteligência Artificial Aplicada ao Dia a Dia".

"A Campus Party tem uma grande importância na consolidação de Goiás como um estado polo de inovação de tecnologia. E, naturalmente, o nosso carro-chefe se tornou inteligência artificial (IA) pela parceria que foi constituída e criou o CEIA, nosso Centro de Excelência e Inteligência Artificial", destacou Daniel, que representou o governador Ronaldo Caiado no evento, ao afirmar que Goiás, por seu amplo investimento e promoção das discussões na área, também é referência por criar uma legislação sobre a IA.

O evento é fruto da parceria do Governo de Goiás, por meio das secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Geral de Governo (SGG), e o Instituto Campus Party. Realizado em Goiás desde 2019, o evento chega à sua sétima edição, sendo a quinta presencial. Apenas nas edições de 2023 e 2024 mais de 300 mil pessoas passaram pelo evento, que é sempre realizado no Passeio das Águas Shopping.

"É uma visão estratégica do governador Ronaldo Caiado, lá de trás, buscar essa inserção como um estado presente nesse circuito mundial da Campus Party. Então, de lá para cá, essa parceria se consolidou e, a cada ano, busca trazer inovações e criar mecanismos para a gente ampliar ainda mais o público participante", enfatizou Daniel.

Congresso
Uma das novidades deste ano é o Congresso Internacional de IA by Etos. Projeto encabeçado pela SGG, o congresso vai medir os impactos da IA e a construção de marcos éticos e regulatórios, além de trazer painéis, palestras e oficinas que discutem temas como adolescência digital, educação, saúde, políticas regionais e a relação da IA com sustentabilidade e inovação.

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, afirmou que hoje o que é feito em Goiás é um ecossistema da inovação. "Nós temos essa condição, não só de conteúdo, como de legitimidade para discutir inteligência artificial em âmbito mundial. Como nós devemos lidar com a inteligência artificial, seja no campo ético, no campo das relações de trabalho, das relações sociais e também na tecnologia", declarou.

Goiás foi o primeiro estado do Brasil a aprovar uma lei para tratar de inteligência artificial. Sancionada em maio deste ano, a Política Estadual de Fomento à Inovação em Inteligência Artificial (IA) tem o objetivo de avançar e estimular o desenvolvimento da ferramenta em solo goiano e já foi reconhecida por autoridades internacionais na área, como o Vice-presidente de Assuntos Governamentais e Políticas Públicas da Google, Doron Avni, e por gigantes da tecnologia como a Meta.

Novidades
Entre as novidades deste ano está o Desafio de Inovação 60+, onde o público idoso participará de atividades com foco em segurança, privacidade e inclusão digital, visando prevenir golpes, proteger dados e melhorar a qualidade de vida na terceira idade. O desafio está ligado ao Cidadão Tech 60+, programa pioneiro no país promovido pelo Goiás Social, por meio da Secti, e que deve chegar à marca de 1 mil idosos formados até o fim deste ano.

Destaque na edição de 2024, a Olimpíada de Inteligência Artificial Aplicada também volta mais forte neste ano, reunindo mais de mil estudantes, três vezes mais do que no ano passado. A competição começou de forma online na semana passada e terá sua final na Campus Party, quando os finalistas se encontrarão presencialmente, em novembro. O vice-governador anunciou, durante o lançamento, que a premiação dos vencedores será a permanência, durante um mês, em um dos campos de universidade na Inglaterra totalmente custeada pelo Estado.

A competição é uma iniciativa da Secti, em parceria com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA/UFG) e o Centro de Competência Embrapii em Tecnologias Imersivas (AKCIT/UFG). "Vai ser um ano que promete muito. Goiás é o primeiro e único estado que tem uma Olimpíada estadual de IA para a educação básica. Então os alunos, a partir do nono ano, de escolas públicas e privadas estão competindo", salientou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.

O secretário também reforçou a importância do programa para o público com mais de 60 anos: "A gente tem que respeitar esse pessoal que historicamente é excluído, é um pessoal que cai em golpe cibernético, que às vezes está à margem da tecnologia, e eles podem entrar assim, não tem barreira de idade para aprender tecnologia", disse.

O presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farrugia, fez questão de mencionar que o sucesso do evento em Goiás se deve à integração com o governo estadual. "Nós conseguimos porque temos um governo disposto a trabalhar junto para conseguir os resultados. Temos a Escola do Futuro, o Fórum do Futuro do Trabalho e da Educação e esse ano com Etos, que é uma marca do Estado para a ética, e a inteligência artificial, vamos trazer o primeiro congresso internacional do Brasil sobre ética e outras questões de IA", concluiu.

Palestrantes confirmados
Estão confirmados na Campus Party Goiás 2025: Gabriela Prioli, advogada, professora, palestrante e apresentadora dos canais CNN e GNT, autora dos best sellers "Política é para todos" e "Ideologias"; Natuza Nery: jornalista, apresentadora e palestrante, com sólida trajetória no Grupo Globo; Luc Ferry: filósofo, escritor e ex-ministro da Educação da França; Ronaldo Lemos: coautor do Marco Civil da Internet, fundador do ITS Rio e integra o conselho do Spotify e o Oversight Board da Meta.

Também participam: Gabriele Mazzini: especialista em governança de IA, autor do Regulamento Europeu de IA, atua no MIT Media Lab e é referência no uso responsável da tecnologia; Duda Franklin: pioneira em neurotecnologia e Forbes Under 30 e CEO da Orby.co, conectando cérebro e tecnologia para expandir a inteligência humana; Clóvis de Barros:  filósofo, professor da USP, autor de referência, conhecido por tornar acessíveis temas complexos sobre ética e comunicação.